Questões Legislação Federal Estatuto do Idoso

Nos processos e procedimentos em que não for parte, o MP deve atuar obrigatoriamente na...

Responda: Nos processos e procedimentos em que não for parte, o MP deve atuar obrigatoriamente na defesa dos direitos e interesses previstos no Estatuto do Idoso, hipótese em que terá vista dos autos antes d...


Q33059 | Legislação Federal, Estatuto do Idoso, Defensor Público, DPE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens que se seguem, referentes à defesa dos idosos.
Nos processos e procedimentos em que não for parte, o MP deve atuar obrigatoriamente na defesa dos direitos e interesses previstos no Estatuto do Idoso, hipótese em que terá vista dos autos antes das partes e não poderá juntar documentos.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 30/12/2024 05:53:27🎓 Equipe Gabarite
Para responder a essa questão, é importante destacar o papel do Ministério Público na defesa dos direitos dos idosos. De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), em seu artigo 74, o Ministério Público atuará, obrigatoriamente, na defesa dos direitos e interesses dos idosos, inclusive em ações civis públicas.

Portanto, a afirmação presente na questão está correta ao afirmar que nos processos e procedimentos em que não for parte, o Ministério Público deve atuar na defesa dos direitos e interesses previstos no Estatuto do Idoso. No entanto, a parte que menciona que o Ministério Público terá vista dos autos antes das partes e não poderá juntar documentos está incorreta.

Portanto, o gabarito correto é:

Gabarito: b) Errado

O Ministério Público, ao atuar na defesa dos direitos dos idosos, terá vista dos autos após as partes e poderá juntar documentos para instruir o processo, conforme previsto na legislação.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.