Questões Raciocínio Lógico Análise Combinatória

Determinado laboratório de análises clínicas está sendo investigado por emitir laudo...

Responda: Determinado laboratório de análises clínicas está sendo investigado por emitir laudos falsos de um exame constituído por 7 indicadores, correspondentes à concentração de 4 compostos na corrente ...


Q339621 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Tenente, Polícia Militar MA, CESPE CEBRASPE

Determinado laboratório de análises clínicas está sendo investigado por emitir laudos falsos de um exame constituído por 7 indicadores, correspondentes à concentração de 4 compostos na corrente sanguínea, obtidos da seguinte forma: uma medição da concentração de cada um dos compostos A, B, C e D, e 3 medições, por 3 diferentes técnicas, da concentração do composto E. Os laudos verdadeiros de 7 pacientes (chamados pacientes-fonte), com prenomes distintos, entre eles Amanda, Bárbara, Carlos e Daniel, eram usados para compor laudos falsos para os demais pacientes. Para dificultar a ação da autoridade policial, na montagem de um laudo falso, o laboratório tomava o cuidado de, no conjunto de 7 medições que constituíam cada laudo falsificado, usar apenas uma medição de cada paciente-fonte, ou seja, de nunca usar 2 ou mais medições de um mesmo paciente-fonte.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Se fosse adotada a estratégia de falsificar laudos seguindo-se a ordem sucessiva de medições referentes aos compostos A, B, C e D e, em seguida, as medições referentes ao composto E, a quantidade de laudos falsos distintos que poderiam ser gerados pelo laboratório seria superior a 800.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 15/01/2025 00:32:18🎓 Equipe Gabarite
Para resolver essa questão, vamos analisar quantas possibilidades existem para a falsificação dos laudos seguindo a ordem sucessiva de medições referentes aos compostos A, B, C e D, e em seguida as medições referentes ao composto E.

Para os compostos A, B, C e D, temos 4 medições de pacientes-fonte distintos (Amanda, Bárbara, Carlos e Daniel). Como em cada laudo falso é utilizada apenas uma medição de cada paciente-fonte, teremos 4 possibilidades para cada um desses compostos, totalizando 4 x 4 x 4 x 4 = 256 combinações possíveis.

Para o composto E, temos 3 medições de cada paciente-fonte (Amanda, Bárbara, Carlos e Daniel). Como em cada laudo falso é utilizada apenas uma medição de cada paciente-fonte, teremos 3 x 3 x 3 = 27 combinações possíveis.

Multiplicando o número de combinações possíveis para os compostos A, B, C e D pelo número de combinações possíveis para o composto E, temos:

256 (combinações para A, B, C e D) x 27 (combinações para E) = 6912

Portanto, a quantidade de laudos falsos distintos que poderiam ser gerados pelo laboratório seguindo essa estratégia é de 6912, o que torna a afirmativa da questão ERRADA.

Gabarito: b) Errado
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.