Questões Pedagogia Inclusão e Exclusão

A presença do preconceito em relação às pessoas com deficiência, muitas vezes exist...

Responda: A presença do preconceito em relação às pessoas com deficiência, muitas vezes existente na escola, só faz aumentar sua situação de desvantagem criada por essa atitude, assim como, acentuar seu ...


Q34083 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, DPE SP, FCC

A presença do preconceito em relação às pessoas com deficiência, muitas vezes existente na escola, só faz aumentar sua situação de desvantagem criada por essa atitude, assim como, acentuar seu sentimento de incapacidade. No entanto, muitas vezes não é uma situação de preconceito somente, mas a falta de convívio com os diferentes.

Uma das medidas necessárias para que se minimize esta situação é a concretização das determinações contidas na LDB, como
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 30/12/2024 05:58:38🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. No contexto da inclusão de alunos com deficiência, a LDB determina a necessidade de garantir professores com especialização adequada para esse atendimento, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.

Portanto, a alternativa correta é a letra a), pois a formação adequada dos professores é fundamental para garantir a inclusão e o atendimento de qualidade aos alunos com deficiência, contribuindo para a minimização do preconceito e para a promoção de uma educação mais inclusiva e igualitária.
Usuário
Por Andreia Tolentino da Silva em 11/06/2025 10:48:22
A alternativa correta é a) a garantia de professores com especialização adequada para esse atendimento, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece que os sistemas de ensino devem assegurar professores com especialização adequada para o atendimento educacional especializado, além de capacitar os docentes do ensino regular para promover a inclusão dos alunos com deficiência nas classes comuns. Essa medida é essencial para garantir um ambiente escolar mais inclusivo e reduzir barreiras que possam dificultar a aprendizagem e a socialização desses estudantes.
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