Texto associado. Sobre a educação
A escola deve desenvolver nos indivíduos as qualidades e capacidades que são valiosas para o bem-estar da comunidade. Isso não significa, porém, que a individualidade deva ser destruída e que o indivíduo deva tornar-se um mero instrumento da comunidade como uma abelha ou uma formiga. Pois uma comunidade de indivíduos padronizados, sem originalidade pessoal e objetivos pessoais, seria uma comunidade medíocre, sem possibilidade de desenvolvimento. Ao contrário, o objetivo deve ser a formação de indivíduos capazes de ação e pensamento independentes, que, no entanto, vejam no serviço à comunidade seu mais importante problema vital.
Antes de mais nada, é preciso definir bem o papel do educador. Ponha-se nas mãos do professor o menor número possível de medidas coercitivas, de tal modo que suas qualidades humanas e intelectuais sejam a única fonte de respeito que ele possa inspirar no aluno.
(Adaptado de: EINSTEIN, Albert. Escritos da maturidade . Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994, p. 38)
Considere as seguintes afirmações:
I. Albert Einstein foi um físico genial.
II. Albert Einstein preocupou-se com várias áreas de conhecimento.
III. Uma das preocupações de Albert Einstein era a educação.
Essas três afirmações estão articuladas com coerência, clareza e correção na seguinte frase:
a) Mesmo que fosse um físico genial, Albert Einstein não deixou de se preocupar com a educação, como uma de suas áreas de conhecimento.
b) O genial físico Albert Einstein, em cujas preocupações com várias áreas de conhecimento constava também a educação.
c) Na medida em que foi um físico genial, também a educação, entre outras áreas de conhecimento, veio preocupar Albert Einstein.
d) Tendo sido um físico genial, Albert Einstein preocupou-se também com outras áreas de conhecimento, entre elas a da educação.
e) A educação, ao par de outras áreas de conhecimento, preocupava ainda assim o físico genial que foi Albert Einstein.