
Por Marcos de Castro em 30/12/2024 06:06:43🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)
Os programas de educação para a resolução de conflitos têm como objetivo principal desenvolver no aluno competências para lidar de forma construtiva com situações de conflito. Isso inclui aprender a resolver problemas, reconhecer e lidar com emoções, reduzir comportamentos agressivos e hostis, e utilizar estratégias construtivas para lidar com conflitos tanto na escola quanto no ambiente familiar e comunitário.
Esses programas visam promover ambientes de aprendizagem seguros e construtivos, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos. Dessa forma, a alternativa correta é a letra b).
É importante ressaltar que a mediação de conflitos escolares não é responsabilidade exclusiva do professor, mas sim de toda a comunidade escolar, incluindo alunos, professores, gestores e funcionários. A mediação escolar é um processo que busca a participação ativa de todos os envolvidos no conflito, visando a construção de soluções de forma colaborativa e pacífica.
Não existe uma obrigatoriedade de tornar o processo de mediação público, pois a privacidade das partes envolvidas deve ser respeitada. O papel do docente é orientar e facilitar o processo de mediação, auxiliando os alunos na busca de soluções que atendam aos interesses de ambas as partes.
Os programas de educação para a resolução de conflitos têm como objetivo principal desenvolver no aluno competências para lidar de forma construtiva com situações de conflito. Isso inclui aprender a resolver problemas, reconhecer e lidar com emoções, reduzir comportamentos agressivos e hostis, e utilizar estratégias construtivas para lidar com conflitos tanto na escola quanto no ambiente familiar e comunitário.
Esses programas visam promover ambientes de aprendizagem seguros e construtivos, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos. Dessa forma, a alternativa correta é a letra b).
É importante ressaltar que a mediação de conflitos escolares não é responsabilidade exclusiva do professor, mas sim de toda a comunidade escolar, incluindo alunos, professores, gestores e funcionários. A mediação escolar é um processo que busca a participação ativa de todos os envolvidos no conflito, visando a construção de soluções de forma colaborativa e pacífica.
Não existe uma obrigatoriedade de tornar o processo de mediação público, pois a privacidade das partes envolvidas deve ser respeitada. O papel do docente é orientar e facilitar o processo de mediação, auxiliando os alunos na busca de soluções que atendam aos interesses de ambas as partes.