
Por David Castilho em 11/01/2025 17:58:57🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo
Antes de instituir um programa de gestão de documentos em uma instituição, é fundamental que o arquivista realize a identificação do acervo documental acumulado na unidade central e nas unidades regionais da instituição. Essa etapa é essencial para conhecer e compreender quais são os documentos existentes, onde estão armazenados, qual o seu volume, estado de conservação, entre outras informações relevantes. A identificação do acervo é o primeiro passo para o planejamento e implantação de um programa eficaz de gestão documental, garantindo a organização, preservação e acesso adequado aos documentos.
Antes de instituir um programa de gestão de documentos em uma instituição, é fundamental que o arquivista realize a identificação do acervo documental acumulado na unidade central e nas unidades regionais da instituição. Essa etapa é essencial para conhecer e compreender quais são os documentos existentes, onde estão armazenados, qual o seu volume, estado de conservação, entre outras informações relevantes. A identificação do acervo é o primeiro passo para o planejamento e implantação de um programa eficaz de gestão documental, garantindo a organização, preservação e acesso adequado aos documentos.