Questões Pedagogia

Silva (2010) apresenta as teorias do currículo em três categorias: tradicionais, crític...

Responda: Silva (2010) apresenta as teorias do currículo em três categorias: tradicionais, críticas e pós-críticas. Sobre essas teorias, analise as seguintes sentenças: I) As teorias tradicion...


Q35196 | Pedagogia, Pedagogo, IFES, Ensino Superior

Silva (2010) apresenta as teorias do currículo em três categorias: tradicionais, críticas e pós-críticas. Sobre essas teorias, analise as seguintes sentenças:

I) As teorias tradicionais pretendem ser “teorias” neutras, científicas, desinteressadas. Assim, ao aceitar o status quo, os conhecimentos e os saberes dominantes, acabam por se concentrar em questões técnicas, “o que?” e o “como?”, ou seja, nas questões de organização e elaboração do currículo.
II) As teorias críticas, ao enfatizarem o conceito de discurso em vez do conceito de ideologia, efetuaram um importante deslocamento na nossa maneira de conceber o currículo.
III) As teorias críticas e as teorias pós-críticas argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que está implicada nas relações de poder. Sua questão central é: “por quê?”. Por que esse conhecimento e não outro? Estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder.
IV) As teorias pós-críticas, ao deslocarem a ênfase dos conceitos simplesmente pedagógicos de ensino e aprendizagem para os conceitos de ideologia e poder, nos permitiram ver a educação de uma nova perspectiva.
V) As teorias críticas sobre o currículo colocam em questão os pressupostos dos presentes arranjos sociais e educacionais; são teorias de desconfiança, questionamento e transformação radical, na tentativa de desenvolver conceitos que permitam compreender o que o currículo faz.

Assinale a alternativa que apresenta somente as sentenças CORRETAS.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 30/12/2024 06:07:56🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

Comentário:
Para resolver essa questão, é importante compreender as características de cada uma das teorias do currículo apresentadas por Silva (2010.

I) Correta. As teorias tradicionais do currículo são neutras, científicas e focam em questões técnicas relacionadas à organização e elaboração do currículo.

II) Incorreta. As teorias críticas enfatizam o conceito de ideologia em vez do conceito de discurso.

III) Correta. Tanto as teorias críticas quanto as teorias pós-críticas argumentam que nenhuma teoria é neutra e estão preocupadas com as relações de poder e as conexões entre saber, identidade e poder.

IV) Incorreta. As teorias pós-críticas deslocam a ênfase para os conceitos de ideologia e poder, não apenas para os conceitos pedagógicos de ensino e aprendizagem.

V) Correta. As teorias críticas colocam em questão os pressupostos dos arranjos sociais e educacionais, buscando transformação radical e desenvolvimento de conceitos para compreender o papel do currículo.

Portanto, as sentenças corretas são I, III e V, sendo a alternativa correta a letra b).