Questões Zootecnia

Quanto ao capítulo VII do código de ética do profissional de zootecnia, que trata dos p...

Responda: Quanto ao capítulo VII do código de ética do profissional de zootecnia, que trata dos procedimentos no setor público ou privado, está CORRETO afirmar.


Q35600 | Zootecnia, Zootecnista, IFPA

Quanto ao capítulo VII do código de ética do profissional de zootecnia, que trata dos procedimentos no setor público ou privado, está CORRETO afirmar.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 09/01/2025 19:43:13🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

O capítulo VII do Código de Ética do Profissional de Zootecnia trata dos procedimentos no setor público ou privado. Vamos analisar cada afirmativa:

a) Esta afirmativa está incorreta. O trabalho coletivo ou em equipe não exclui a responsabilidade de cada profissional pelos seus atos e funções. Os princípios deontológicos que se aplicam ao indivíduo são fundamentais e não podem ser sobrepostos pelos interesses da instituição.

b) Esta afirmativa está incorreta. O zootecnista não pode encaminhar clientes a serviços gratuitos de instituições de assistência técnica, particulares ou oficiais, independentemente dos recursos financeiros dos clientes. O zootecnista deve agir com ética e responsabilidade, considerando a situação de cada cliente.

c) Esta afirmativa está correta. O zootecnista não deve formular críticas aos trabalhos profissionais de colegas ou serviços a que estejam vinculados diante do interessado. Caso haja necessidade de apontar falhas, deve fazê-lo às autoridades responsáveis, diretamente ou através do CRMV da jurisdição.

d) Esta afirmativa está incorreta. O zootecnista deve respeitar a hierarquia técnico-administrativa, científica ou docente que o vincula aos colegas, mas isso não significa que ele deva se submeter a tratamentos desrespeitosos ou indignos.

e) Esta afirmativa está incorreta. Tanto como empregador ou chefe, quanto como empregado, o zootecnista deve agir de acordo com os princípios éticos da profissão. Induzir um profissional subordinado a ações que violem o código de ética é inaceitável.

Portanto, a alternativa correta é a letra c), de acordo com o Código de Ética do Profissional de Zootecnia.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.