Questões Direito Penal Crimes Contra a Dignidade Sexual

José, rapaz de 23 anos, acredita ter poderes espirituais excepcionais, sendo certo que ...

Responda: José, rapaz de 23 anos, acredita ter poderes espirituais excepcionais, sendo certo que todos conhecem esse seu “dom”, já que ele o anuncia amplamente. Ocorre que José está apaixonado por Maria, jov...


Q358304 | Direito Penal, Crimes Contra a Dignidade Sexual

José, rapaz de 23 anos, acredita ter poderes espirituais excepcionais, sendo certo que todos conhecem esse seu “dom”, já que ele o anuncia amplamente. Ocorre que José está apaixonado por Maria, jovem de 14 anos, mas não é correspondido. Objetivando manter relações sexuais com Maria e conhecendo o misticismo de sua vítima, José a faz acreditar que ela sofre de um mal espiritual, o qual só pode ser sanado por meio de um ritual mágico de cura e purificação, que consiste em manter relações sexuais com alguém espiritualmente capacitado a retirar o malefício. José diz para Maria que, se fosse para livrá-la daquilo, aceitaria de bom grado colaborar no ritual de cura e purificação. Maria, muito assustada com a notícia, aceita e mantém, de forma consentida, relação sexual com José, o qual fica muito satisfeito por ter conseguido enganá-la e, ainda, satisfazer seu intento, embora tenha ficado um pouco frustrado por ter descoberto que Maria não era mais virgem. Com base na situação descrita, assinale a alternativa que indica o crime que José praticou.
David Castilho
Por David Castilho em 12/01/2025 21:28:15🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

José cometeu o crime de violência sexual mediante fraude, previsto no artigo 215 do Código Penal. Neste caso, José enganou Maria, induzindo-a a acreditar que estava participando de um ritual de cura e purificação, quando na verdade o que ele queria era manter relações sexuais com ela.

A violência sexual mediante fraude ocorre quando o agente se aproveita de uma situação de engano para obter a conjunção carnal com a vítima. Mesmo que Maria tenha consentido, esse consentimento foi obtido de forma fraudulenta, o que caracteriza o crime.

Portanto, a conduta de José se enquadra no crime de violência sexual mediante fraude, conforme previsto no artigo 215 do Código Penal.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.