Questões Enfermagem Enfermagem Clínica

Uma senhora com de 65 anos de idade está no segundo dia de internação para tratament...

Responda: Uma senhora com de 65 anos de idade está no segundo dia de internação para tratamento quimioterápico em infusão contínua com doxorrubicina. O único acesso venoso foi puncionado com jelco 22, fix...


Q360667 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Uma senhora com de 65 anos de idade está no segundo dia de internação para tratamento quimioterápico em infusão contínua com doxorrubicina. O único acesso venoso foi puncionado com jelco 22, fixado com esparadrapo, no primeiro dia de internação, no antebraço direito, e está com bom fluxo e refluxo venoso. O tratamento quimioterápico será iniciado no segundo dia de internação.

Com referência ao quadro clínico acima, julgue os itens a seguir.

O acesso periférico deve ser trocado por outro em local proximal em relação ao anterior ou ainda preferencialmente no outro membro. O dispositivo de escolha deve ser o scalp ou o jelco.

Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 15/01/2025 02:58:22🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

No caso apresentado, a afirmação está ERRADA.

Quando um acesso venoso periférico está com bom fluxo e refluxo venoso, não há necessidade de trocá-lo por outro em local proximal ou no outro membro, a menos que haja alguma complicação ou indicação médica específica para isso.

Além disso, o dispositivo de escolha para acesso venoso periférico não é o scalp, mas sim o jelco, que já foi utilizado com sucesso no caso descrito. Portanto, não há indicação para a troca do acesso venoso periférico neste momento.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.