Questões Enfermagem Enfermagem em Urgência e Emergência

Um homem de 34 anos de idade, internado em uma enfermaria clínica por infarto agudo ...

Responda: Um homem de 34 anos de idade, internado em uma enfermaria clínica por infarto agudo do miocárdio (IAM), queixou-se de dor intensa precordial e, em seguida, perdeu a consciência. Após avaliação d...


Q362332 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro para o PSF, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Um homem de 34 anos de idade, internado em uma enfermaria clínica por infarto agudo do miocárdio (IAM), queixou-se de dor intensa precordial e, em seguida, perdeu a consciência. Após avaliação da equipe que o atendia, foi detectada parada cardiorrespiratória (PCR) e iniciadas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

É importante a administração de medicamentos. Enquanto o paciente não apresentar pulso, os medicamentos devem ser administrados somente por via orotraqueal.

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 07/01/2025 19:36:39🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

Durante as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em caso de parada cardiorrespiratória (PCR), a administração de medicamentos não é recomendada até que a circulação espontânea seja restabelecida. Isso porque a prioridade é garantir a circulação sanguínea por meio das compressões torácicas e ventilações, e a administração de medicamentos pode ser prejudicial se não houver fluxo sanguíneo adequado para distribuí-los pelo corpo.

Portanto, a afirmação de que os medicamentos devem ser administrados somente por via orotraqueal enquanto o paciente não apresentar pulso está incorreta. O correto é focar nas compressões torácicas e ventilações adequadas até que a circulação seja restabelecida.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.