Questões Enfermagem Enfermagem Clínica

Uma paciente de 46 anos de idade deu entrada no pronto-socorro de um hospital com qu...

Responda: Uma paciente de 46 anos de idade deu entrada no pronto-socorro de um hospital com queixas de falta de ar e inchaço nas pernas há uma semana. Informou sobre o diagnóstico médico de cardiopatia ch...


Q364213 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Enfermagem, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de 46 anos de idade deu entrada no pronto-socorro de um hospital com queixas de falta de ar e inchaço nas pernas há uma semana. Informou sobre o diagnóstico médico de cardiopatia chagásica há 4 anos e que tem feito acompanhamento da doença com sucessivas internações. Chegou com quadro de dificuldade respiratória aos médios esforços associado a tosse com secreção esbranquiçada e rajas de sangue, epigastralgia, edema de pernas e redução da ingesta alimentar. Foram solicitadas as seguintes condutas: instalação de cateter nasal com oxigênio a 2 L/min; nebulização com água destilada (5 mL); verificação dos sinais vitais de 4 em 4 horas; medir e anotar a diurese. Foi também solicitada a administração dos seguintes medicamentos: digoxina via oral (0,25 mg, meio comprimido pela manhã); heparina 5.000 unidades por via subcutânea, de 12 em 12 horas e ceftriaxona 2 g ao dia, por via intravenosa.

Em face do quadro clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.

Considerando que existam na clínica apenas comprimidos de digoxina de 0,125 mg, o profissional de enfermagem obedecerá à prescrição médica corretamente administrando todo o comprimido à paciente.

Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 14/01/2025 18:05:37🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b) Errado

O profissional de enfermagem não obedecerá à prescrição médica corretamente administrando todo o comprimido de 0,125 mg à paciente, pois a prescrição médica foi de 0,25 mg, ou seja, meio comprimido pela manhã. Portanto, o profissional de enfermagem deve administrar apenas metade do comprimido de 0,125 mg, conforme prescrito pelo médico. É fundamental seguir corretamente as orientações médicas para garantir a segurança e eficácia do tratamento da paciente.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.