Questões Enfermagem Enfermagem Clínica

Uma mulher de 32 anos, encontra-se internada na unidade de clinica médica. Queixando...

Responda: Uma mulher de 32 anos, encontra-se internada na unidade de clinica médica. Queixando-se de dor na panturrilha direita há +/- três dias.Relatou que há mais de cinco dias iniciou com artralgia em ...


Q364254 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro Generalista, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

Uma mulher de 32 anos, encontra-se internada na unidade de clinica médica. Queixando-se de dor na panturrilha direita há +/- três dias.Relatou que há mais de cinco dias iniciou com artralgia em joelho direito,associada a calor local,que piorava com a movimentação articular e há 3 dias associaram-se a dor na panturrilha calor e edema locais.A paciente tem história de 2 episódios de trombose venosa profunda(TVP) no membro inferior direito(MID).Usava anti coagulante oral como tratamento,mas deixou de fazer uso por conta própria.Referiu artrite reumatóide diagnosticada há dois anos,tabagista crônica e hipertensão arterial.Tem 3 filhos e faz uso de anticoncepcional oral há 10 anos.

Ao exame físico: BEG, eupnéica, orientada, consciente e com obesidade. P.A.160/100mmHg. Apresenta edema em MID, joelho direito com aumento de volume e temperatura local e sinal de Homans presente à direita. Segue medicada com heparina EV, em bomba de infusão.

Diante desse caso hipotético ASSINALE a alternativa CORRETA.

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 08/01/2025 15:32:09🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

Nesse caso hipotético, a paciente apresenta diversos fatores de risco para distúrbios venosos dos membros inferiores, como obesidade, tabagismo, uso de anticoncepcional oral e episódios prévios de trombose venosa profunda (TVP). Esses fatores aumentam a probabilidade de desenvolver complicações vasculares, como novos episódios de TVP.

É importante destacar que o tratamento com anticoagulantes orais é fundamental para prevenir a formação de novos coágulos sanguíneos, porém, no caso de uma situação aguda como a descrita, a terapia trombolítica com heparina é mais eficaz inicialmente.

Portanto, a alternativa correta é a letra c), pois aborda corretamente os fatores de risco e a necessidade de tratamento adequado para a paciente em questão.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.