Questões Enfermagem Enfermagem Clínica

Um homem com 50 anos de idade está internado há 5 dias na clínica médica de um hospi...

Responda: Um homem com 50 anos de idade está internado há 5 dias na clínica médica de um hospital, para tratamento de angina pectoris. Vem queixando-se, com freqüência, de dor no peito, com sensação de op...


Q368783 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Enfermagem, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Um homem com 50 anos de idade está internado há 5 dias na clínica médica de um hospital, para tratamento de angina pectoris. Vem queixando-se, com freqüência, de dor no peito, com sensação de opressão, que irradia para o membro superior esquerdo e cessa com o uso de nitroglicerina. É viúvo, não está recebendo visitas e diz estar triste por não ter ninguém que se importe com ele. Solicita os cuidados de enfermagem constantemente, mesmo quando pode realizar sozinho alguma tarefa, como vestir-se ou arrumar-se. Diz não gostar do hospital por não poder sair e praticar exercícios físicos, como costumava fazer antes de se internar. Não aceita a dieta hipossódica e está há 5 dias sem evacuar. Pela manhã, após ter-se encaminhado ao banheiro, retornou com sudorese intensa, fraqueza, dispnéia e náuseas. Os sinais vitais avaliados apresentaram os seguintes resultados: temperatura de 37,3 ºC, pulso apical de 114 bpm, respiração de 32 movimentos por minuto e pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg.

Diante da situação acima apresentada e das patologias envolvidas, julgue os itens subseqüentes.

Entre as necessidades básicas do paciente, a locomoção é fundamental. Na situação descrita, o paciente deve realizar atividade física irrestrita para que haja melhora no suprimento sanguíneo arterial e conseqüente melhora da fraqueza.

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 16/01/2025 07:58:29🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

A afirmação está ERRADA.

Na situação descrita, o paciente não deve realizar atividade física irrestrita, pois ele está apresentando sintomas de angina pectoris, como dor no peito, sensação de opressão e irradiação para o membro superior esquerdo. Além disso, ele retornou do banheiro com sudorese intensa, fraqueza, dispneia e náuseas, sinais que indicam possíveis complicações cardíacas.

Nesse caso, é fundamental que o paciente seja avaliado por um profissional de saúde para determinar a gravidade da situação e adotar as medidas adequadas, que podem incluir repouso, administração de medicamentos, oxigenoterapia, entre outras condutas. Atividade física irrestrita poderia agravar o quadro clínico do paciente e não está indicada no momento.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.