Questões Direito Civil Pessoa Jurídica

Júlia, casada com José sob o regime da comunhão universal de bens e mãe de dois filh...

Responda: Júlia, casada com José sob o regime da comunhão universal de bens e mãe de dois filhos, Ana e João, fez testamento no qual destinava metade da parte disponível de seus bens à constituição de uma...


Q371015 | Direito Civil, Pessoa Jurídica, FGV

Júlia, casada com José sob o regime da comunhão universal de bens e mãe de dois filhos, Ana e João, fez testamento no qual destinava metade da parte disponível de seus bens à constituição de uma fundação de amparo a mulheres vítimas de violência obstétrica. Aberta a sucessão, verificou-se que os bens destinados à constituição da fundação eram insuficientes para cumprir a finalidade pretendida por Júlia, que, por sua vez, nada estipulou em seu testamento caso se apresentasse a hipótese de insuficiência de bens.

Diante da situação narrada, assinale a afirmativa correta.

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 13/01/2025 00:57:51🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

De acordo com o Código Civil Brasileiro, mais especificamente o artigo 1.920, se a instituição beneficiária de uma disposição testamentária não puder ser cumprida por insuficiência de bens, a parte disponível será acrescida ao legado de outra instituição que tenha fins semelhantes, preferindo-se aquela que o testador indicar, desde que exista.

Portanto, no caso apresentado, os bens de Júlia destinados à fundação de amparo a mulheres vítimas de violência obstétrica serão incorporados a outra fundação que tenha propósito igual ou semelhante, conforme previsto em lei.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.