Questões Estatuto da Advocacia e da OAB Dos Honorários Advocatícios

Deise, advogada renomada, com longos anos de experiência na profissão, obtém sentença c...

Responda: Deise, advogada renomada, com longos anos de experiência na profissão, obtém sentença condenatória favorável contra o município “X”. Após o trânsito em julgado, inicia a execução, apurando vultoso ...


Q371052 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Dos Honorários Advocatícios, FGV

Deise, advogada renomada, com longos anos de experiência na profissão, obtém sentença condenatória favorável contra o município “X”. Após o trânsito em julgado, inicia a execução, apurando vultoso valor a receber para o seu cliente, bem como honorários advocatícios de sucumbência correspondente a dez por cento do principal. Além disso, a ilustre advogada possui contrato de honorários escrito, fixando outros dez por cento em decorrência do resultado final do processo, a titulo de honorários de êxito. No entanto, para manter cordial a sua relação com o cliente, não apresenta o contrato em Juízo, esperando o cumprimento espontâneo do mesmo, o que não veio a ocorrer. Assim, antes do pagamento do precatório, mas tendo sido o mesmo expedido, requer a advogada o bloqueio do valor correspondente ao seu contrato de honorários.

Observado tal relato, segundo as regras do Estatuto da Advocacia, assinale a afirmativa correta.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 06/01/2025 02:27:50🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

De acordo com o Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94), em seu artigo 22, o advogado pode contratar com o cliente o recebimento de honorários de sucumbência, que são devidos pela parte vencida ao advogado da parte vencedora. Além disso, o artigo 23 do mesmo Estatuto estabelece que os honorários advocatícios, se não houver disposição em contrário no contrato escrito, são devidos ao advogado quando ele concluir a causa, independentemente da fase em que ocorrer a execução.

Dessa forma, no caso apresentado, a advogada Deise possui direito aos honorários advocatícios contratuais fixados por escrito, sendo recomendado que ela requisite o seu pagamento com a dedução do valor devido ao cliente antes da expedição do precatório, conforme estabelece a legislação. Caso não haja acordo entre as partes, a questão poderá ser levada à apreciação judicial para resolução.

Portanto, a alternativa correta é a letra b).
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.