Questões Direito do Trabalho Estabilidade e garantias provisórias no emprego

Joana foi contratada para trabalhar de segunda a sábado na residência do Sr. Demétrius,...

Responda: Joana foi contratada para trabalhar de segunda a sábado na residência do Sr. Demétrius, de 70 anos, como sua acompanhante, recebendo salário mensal. Ao exato término do terceiro mês de prestação de...


Joana foi contratada para trabalhar de segunda a sábado na residência do Sr. Demétrius, de 70 anos, como sua acompanhante, recebendo salário mensal. Ao exato término do terceiro mês de prestação de serviços, o Sr. Demétrius descobre que a Sra. Joana está grávida, rescindindo a prestação de serviços. Joana, inconformada, ajuíza ação trabalhista para que lhe seja reconhecida a condição de empregada doméstica e garantido o seu emprego mediante reconhecimento da estabilidade provisória pela gestação.
Levando-se em consideração a situação de Joana, assinale a alternativa correta.
Foto de perfil David Castilho
Por David Castilho em 05/01/2025 17:33:22🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

Joana faz jus ao reconhecimento de vínculo de emprego como empregada doméstica.

De acordo com a Lei Complementar nº 150/2015, que regulamenta o trabalho doméstico no Brasil, a função de acompanhante é considerada como empregado doméstico, desde que preenchidos os requisitos legais, tais como a subordinação, a onerosidade, a não eventualidade e a pessoalidade.

Além disso, a legislação trabalhista assegura à empregada gestante a estabilidade provisória, ou seja, a garantia do emprego desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. Portanto, Joana tem direito ao reconhecimento do vínculo empregatício como empregada doméstica e à estabilidade gestacional, sendo ilegal a rescisão do contrato de trabalho nesse contexto.