Questões Direitos Humanos Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos Instrumentos Normativos

Você, advogado, foi procurado por Maria. Esta relatou que era funcionária de uma soc...

Responda: Você, advogado, foi procurado por Maria. Esta relatou que era funcionária de uma sociedade empresária e seu empregador lhe disse que ela estava cotada para uma promoção, mas para tanto deveria e...


Q372233 | Direitos Humanos, Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos Instrumentos Normativos, FGV

Você, advogado, foi procurado por Maria. Esta relatou que era funcionária de uma sociedade empresária e seu empregador lhe disse que ela estava cotada para uma promoção, mas para tanto deveria entregar um laudo comprovando que não estava grávida. O empregador ainda afirmou que se soubesse, por meio de laudo médico, que ela havia feito algum procedimento que a impedisse de ter filhos, teria a certeza de que Maria estaria plenamente dedicada à sociedade empresária, o que seria muito favorável a sua carreira. Maria terminou o relato que fez a você, informando que se negou a entregar tal laudo e acabou sendo demitida no mês seguinte. Você sabe que o Brasil é signatário da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher.

A conduta praticada pelo empregador de Maria pode ser caracterizada como

Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 13/01/2025 18:55:54🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

A conduta praticada pelo empregador de Maria pode ser caracterizada como uma violação à Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher. Tal atitude configura discriminação de gênero, uma vez que a exigência de um laudo para comprovar a ausência de gravidez é uma prática discriminatória e ilegal.

No Brasil, a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º, inciso I, estabelece a igualdade de direitos entre homens e mulheres em direitos e obrigações. Além disso, a Lei nº 9.029/1995 proíbe a adoção de práticas discriminatórias e limitativas para efeito de acesso ou manutenção da relação de trabalho.

Portanto, a conduta do empregador não apenas viola a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, mas também configura um crime passível de penalidades, como multa administrativa e proibição de empréstimo, além da possibilidade de readmissão da funcionária, caso ela deseje.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.