Questões Direito Civil Contratos em Geral

Maria decide vender sua mobília para Viviane, sua colega de trabalho. A alienante decid...

Responda: Maria decide vender sua mobília para Viviane, sua colega de trabalho. A alienante decidiu desfazer-se de seus móveis porque, após um serviço de dedetização, tomou conhecimento que vários já estavam...


Q372251 | Direito Civil, Contratos em Geral, FGV

Maria decide vender sua mobília para Viviane, sua colega de trabalho. A alienante decidiu desfazer-se de seus móveis porque, após um serviço de dedetização, tomou conhecimento que vários já estavam consumidos internamente por cupins, mas preferiu omitir tal informação de Viviane. Firmado o acordo, 120 dias após a tradição, Viviane descobre o primeiro foco de cupim, pela erupção que se formou em um dos móveis adquiridos. Poucos dias depois, Viviane, após investigar a fundo a condição de toda a mobília adquirida, descobriu que estava toda infectada. Assim, 25 dias após a descoberta, moveu ação com o objetivo de redibir o negócio, devolvendo os móveis adquiridos, reavendo o preço pago, mais perdas e danos.
Sobre o caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 05/01/2025 11:46:08🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

No caso apresentado, a situação se enquadra em uma demanda redibitória, que é uma ação judicial que o adquirente de um bem pode mover contra o alienante quando o bem adquirido apresenta vícios ocultos que o tornam impróprio para o uso a que se destina.

A alternativa correta é a letra a) porque a demanda redibitória é tempestiva, ou seja, foi feita dentro do prazo legal. No caso de vícios ocultos, o prazo para reclamar é de 30 dias a partir da descoberta do vício. Como o vício era oculto e só pôde ser conhecido mais tarde, o prazo de 30 dias começa a contar a partir do momento em que a adquirente teve ciência do vício.

Portanto, Viviane agiu corretamente ao mover a ação de redibição do negócio, buscando a devolução dos móveis adquiridos, o reembolso do preço pago e possíveis perdas e danos, dentro do prazo legal estabelecido para casos de vícios ocultos.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.