Questões Direito Civil Direito das Sucessões

Mário, cego, viúvo, faleceu em 1º de junho de 2017, dei...

Responda: Mário, cego, viúvo, faleceu em 1º de junho de 2017, deixando 2 filhos: Clara, casada com Paulo, e Júlio, solteiro. Em seu testamento público, feito de acordo com as ...


Q372462 | Direito Civil, Direito das Sucessões, FGV

Mário, cego, viúvo, faleceu em 1º de junho de 2017, deixando 2 filhos: Clara, casada com Paulo, e Júlio, solteiro. Em seu testamento público, feito de acordo com as formalidades legais, em 02 de janeiro de 2017, Mário gravou a legítima de Clara com cláusula de incomunicabilidade; além disso, deixou toda a sua parte disponível para Júlio.


Sobre a situação narrada, assinale a afirmativa correta.

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 07/01/2025 06:27:12🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

A cláusula de incomunicabilidade é inválida, pois Mário não declarou a justa causa no testamento, como exigido pela legislação civil.

No caso narrado, a cláusula de incomunicabilidade gravada por Mário em favor de Clara é inválida, pois a legislação civil exige que a justa causa para a restrição de comunicação de um bem seja expressamente declarada no testamento. Como não houve essa declaração de justa causa, a cláusula de incomunicabilidade não produzirá efeitos.

Além disso, a parte disponível da herança de Mário foi deixada para Júlio, o que é perfeitamente válido, pois o testador tem a liberdade de dispor dessa parte da herança como desejar, desde que respeitadas as legítimas dos herdeiros necessários.

Portanto, a alternativa correta é a letra b).
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.