Questões Estatuto da Criança e do Adolescente ECA Ato infracional

Pedro, 16 anos, foi apreendido em flagrante quando subt...

Responda: Pedro, 16 anos, foi apreendido em flagrante quando subtraía um aparelho de som de uma loja. Questionado sobre sua família, disse não ter absolutamente nenhum familia...


Q372728 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Ato infracional, FGV

Pedro, 16 anos, foi apreendido em flagrante quando subtraía um aparelho de som de uma loja. Questionado sobre sua família, disse não ter absolutamente nenhum familiar conhecido. Encaminhado à autoridade competente, foi-lhe designado defensor dativo, diante da completa carência de pessoas que por ele pudessem responder.

Após a prática dos atos iniciais, Pedro requereu ao juiz a substituição do seu defensor por um advogado conhecido, por não ter se sentido bem assistido tecnicamente, não confiando no representante originariamente designado.


Com base nessa narrativa, assinale a afirmativa correta.

Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 28/01/2025 18:58:42🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é assegurado ao adolescente o direito de ter seu defensor substituído por outro de sua preferência, caso não se sinta bem assistido tecnicamente ou não confie no representante designado inicialmente (art. 111, § 1º, do ECA).

Portanto, no caso narrado, Pedro tem o direito de solicitar a substituição do seu defensor por um advogado conhecido, conforme sua preferência e garantido pela legislação vigente.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.