Questões Direitos Humanos Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos Instrumentos Normativos

Joana, funcionária de um hospital, decide adotar um recém- nascido. Porém seu pedido de...

Responda: Joana, funcionária de um hospital, decide adotar um recém- nascido. Porém seu pedido de licença-maternidade é negado, por falta de previsão legal. Inconformada Joana ingressa na Justiça Trabalhista...


Q372773 | Direitos Humanos, Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos Instrumentos Normativos, FGV

Joana, funcionária de um hospital, decide adotar um recém- nascido. Porém seu pedido de licença-maternidade é negado, por falta de previsão legal. Inconformada Joana ingressa na Justiça Trabalhista, onde recebe decisões favoráveis à luz dos princípios constitucionais, inclusive do Tribunal Superior do Trabalho. Porém, em última análise do caso, o Supremo Tribunal Federal decide pela denegação do pedido de licença maternidade, operando-se o trânsito em julgado da decisão. Segundo o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, qual será a alternativa correta:

Camila Duarte
Por Camila Duarte em 09/01/2025 22:36:53🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

De acordo com o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, Joana poderá ter sua petição admitida pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Isso ocorre porque a Comissão pode continuar a analisar o mérito do assunto, mesmo que o Brasil tenha alterado a legislação sobre o tema após a decisão do caso de Joana pelo STF. Além disso, a Comissão considera a impossibilidade de retroatividade da norma para atingir coisa julgada, ou seja, a decisão já transitada em julgado não pode ser modificada retroativamente.

Portanto, mesmo que a legislação brasileira tenha sido alterada para beneficiar mães adotivas, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos poderá analisar o caso de Joana e decidir sobre a violação de direitos humanos, caso entenda que houve tal violação.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.