Questões Administração Pública Gestão de Pessoas

Durante a execução do serviço público, os funcionários públicos podem se deparar com si...

Responda: Durante a execução do serviço público, os funcionários públicos podem se deparar com situações em que se faça necessário realizar atendimento de cidadãos que se dirijam ao órgão. Suponha a seguinte...


Q377852 | Administração Pública, Gestão de Pessoas, Agente de Suporte Administrativo, CEB DF, EXATUS EXATUSPR

Durante a execução do serviço público, os funcionários públicos podem se deparar com situações em que se faça necessário realizar atendimento de cidadãos que se dirijam ao órgão. Suponha a seguinte situação: um cidadão se dirigiu até a Prefeitura para buscar informações sobre autorização para comércio ambulante. O servidor consultou a legislação e informou ao cidadão que a atividade não poderia ser autorizada. Diante desta situação, o cidadão NÃO obteve a resposta desejada e, por esta razão ficou visivelmente alterado, passando a ofender o atendente. Neste caso, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma técnica correta de atendimento ao público:
Gabarite Concurso
Por Gabarite Concurso em 17/01/2025 21:30:06🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

Ao lidar com situações de conflito no atendimento ao público, é fundamental manter a calma e a postura profissional, mesmo diante de provocações ou ofensas por parte do cidadão. Retribuir a postura inconveniente do cidadão não é uma técnica correta de atendimento, pois isso pode agravar a situação e gerar mais conflitos.

As demais alternativas apresentam técnicas corretas de atendimento ao público:

a) Manter o tom de voz adequado: Manter a calma e falar de forma educada e respeitosa é essencial para lidar com situações de conflito.

c) Apresentar respostas objetivas: Fornecer informações claras e diretas ajuda a evitar mal-entendidos e a resolver as demandas dos cidadãos de forma eficiente.

d) Buscar não maximizar o conflito: Evitar alimentar discussões e buscar soluções pacíficas para resolver o problema é uma atitude positiva no atendimento ao público.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.