Questões Biologia Genética

As marchinhas de carnavais passados ainda fazem parte do espírito do carnaval carioc...

Responda: As marchinhas de carnavais passados ainda fazem parte do espírito do carnaval carioca. "NÓS, OS CARECAS", de Autoria de Arlindo Marques Júnior e Roberto Roberti, gravada pelos Anjos do Inferno e...


Q379246 | Biologia, Genética, Biólogo, Prefeitura de Maricá RJ, FUNRIO

As marchinhas de carnavais passados ainda fazem parte do espírito do carnaval carioca. "NÓS, OS CARECAS", de Autoria de Arlindo Marques Júnior e Roberto Roberti, gravada pelos Anjos do Inferno em 1942, destaca-se como uma das músicas eternizadas na lembrança dos foliões.

"Nós, nós os carecas

Com as mulheres somos maiorais

Pois na hora do aperto

É dos carecas que elas gostam mais"

A calvície na espécie humana é um exemplo de caráter influenciado pelo sexo. Sendo assim, qual a probabilidade de um casal não calvo ter uma filha calva sabendo que já tem um filho não calvo.

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 05/01/2025 14:09:23🎓 Equipe Gabarite
A calvície é uma característica genética que pode ser influenciada por genes ligados ao cromossomo X. Como a calvície é mais comum em homens, podemos considerar que o gene para calvície é recessivo e está localizado no cromossomo X.

Dado que o casal já tem um filho não calvo, isso significa que o filho recebeu um cromossomo X da mãe (que é portadora do gene recessivo para calvície) e um cromossomo Y do pai (que não possui o gene para calvície).

Agora, ao ter uma filha, a probabilidade de transmitir o cromossomo X com o gene recessivo para calvície é de 50%, pois a mãe é portadora desse gene. No entanto, como a calvície é mais comum em homens, a filha teria que receber o gene recessivo tanto da mãe quanto do pai para ser calva.

Portanto, a probabilidade de um casal não calvo ter uma filha calva, sabendo que já tem um filho não calvo, é de 0%.

Gabarito: a) 0%
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.