Questões Biologia Conservação

A Mata Atlântica e seus ecossistemas associados cobriam, na época do descobrimento, ...

Responda: A Mata Atlântica e seus ecossistemas associados cobriam, na época do descobrimento, 1.360.000 km 2 . Atualmente, apenas 8% da área do bioma preserva suas características bióticas originais. Apes...


Q384050 | Biologia, Conservação, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

A Mata Atlântica e seus ecossistemas associados cobriam, na época do descobrimento, 1.360.000 km 2 . Atualmente, apenas 8% da área do bioma preserva suas características bióticas originais. Apesar da devastação a que foi submetido, esse bioma abriga ainda altíssimos níveis de riqueza biológica e de endemismos. A fragmentação e perda de habitat é uma das principais causas da perda da biodiversidade no bioma e deve-se aos cultivos seculares de café e cana-de-açúcar bem como às atividades pecuárias.

Com relação à fragmentação da Mata Atlântica, julgue os itens a seguir.

Fragmentos florestais maiores e mais numerosos têm maior valor de conservação do que fragmentos pequenos e pouco numerosos.

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 06/01/2025 22:49:58🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

A fragmentação da Mata Atlântica é um dos principais fatores que contribuem para a perda da biodiversidade nesse bioma. Fragmentos florestais maiores e mais numerosos tendem a ter um maior valor de conservação do que fragmentos pequenos e pouco numerosos. Isso ocorre porque fragmentos maiores têm maior capacidade de abrigar populações maiores e mais diversas de espécies, além de possibilitar a manutenção de processos ecológicos essenciais para a sobrevivência dos organismos.

Portanto, a afirmação de que fragmentos florestais maiores e mais numerosos têm maior valor de conservação do que fragmentos pequenos e pouco numerosos está correta, sendo assim a alternativa correta é "a) Certo".
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.