Questões História do Brasil Conhecimentos de História do Brasil

"Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se novamente e se...

Responda: "Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se novamente e se desencadeiam sobre mim. [...] Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a...


Q389596 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

"Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se novamente e se desencadeiam sobre mim. [...] Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes. Sigo o destino que me é imposto. [...] Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. [...] Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. [...] Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história".

(Trecho da Carta-testamento de Getúlio Vargas, Palácio do Catete, Rio de Janeiro, 24 de ago. 1954.)

 Com base no texto e nos conhecimentos sobre o período Vargas, considere as afirmativas a seguir:

1. A frase da carta-testamento "saio da vida para entrar na história" revela a consciência de Getúlio Vargas da importância que a sua morte teria para a história política brasileira.

2. Getúlio Vargas, após liderar uma revolução na política nacional e chegar ao poder por meio do voto, fechou o Congresso e instituiu um regime autoritário denominado de Estado Novo.

 3. Apesar do golpe de estado efetivado por Vargas em 1937, o ditador manteve o compromisso de tramitar e promulgar uma nova e democrática Constituição para o país no Congresso Nacional.

 4. Getúlio Vargas denunciou, desde o início, as atrocidades das ditaduras de Hitler e de Mussolini, apoiando imediatamente a luta contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

Assinale a alternativa correta.

David Castilho
Por David Castilho em 09/01/2025 21:14:44🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

Comentário:

1. A frase da carta-testamento "saio da vida para entrar na história" revela, de fato, a consciência de Getúlio Vargas da importância que a sua morte teria para a história política brasileira. Ele sabia que seu gesto teria repercussões significativas.

2. Getúlio Vargas liderou a Revolução de 1930 e chegou ao poder por meio de um golpe de Estado, não por voto popular. Em 1937, ele fechou o Congresso Nacional e instaurou o Estado Novo, um regime autoritário que perdurou até 1945.

3. Apesar de ter prometido uma nova Constituição para o país, Getúlio Vargas não cumpriu essa promessa durante o Estado Novo. A Constituição de 1937, conhecida como "Polaca" por ter sido elaborada sem a participação popular, foi mantida durante todo o período do Estado Novo.

4. Getúlio Vargas inicialmente manteve uma postura neutra em relação às ditaduras de Hitler e Mussolini, buscando manter relações diplomáticas com esses países. Somente após pressões internas e externas é que o Brasil rompeu com as potências do Eixo e declarou guerra à Alemanha e Itália em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.

Portanto, apenas as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.