
Por Ingrid Nunes em 13/01/2025 21:56:04🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)
A inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica é uma determinação da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996). Essa inclusão tem como objetivo promover o respeito à diversidade étnico-racial e combater o racismo estrutural presente na sociedade brasileira.
Dentro desse contexto, é importante destacar que a afirmação correta é a alternativa c. Os estabelecimentos de ensino possuem autonomia para compor seus projetos pedagógicos, podendo contar com o apoio de estudiosos e do Movimento Negro para incluir as temáticas da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana de forma adequada. Essa inclusão não se restringe apenas a novos conteúdos, mas sim a uma abordagem transversal que permeia diversas disciplinas e vivências promovidas pela escola.
Portanto, a correta implementação dessas temáticas requer um trabalho conjunto entre escola, professores, estudiosos e movimentos sociais, visando uma educação mais inclusiva e que promova o respeito à diversidade cultural e étnico-racial.
A inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica é uma determinação da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996). Essa inclusão tem como objetivo promover o respeito à diversidade étnico-racial e combater o racismo estrutural presente na sociedade brasileira.
Dentro desse contexto, é importante destacar que a afirmação correta é a alternativa c. Os estabelecimentos de ensino possuem autonomia para compor seus projetos pedagógicos, podendo contar com o apoio de estudiosos e do Movimento Negro para incluir as temáticas da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana de forma adequada. Essa inclusão não se restringe apenas a novos conteúdos, mas sim a uma abordagem transversal que permeia diversas disciplinas e vivências promovidas pela escola.
Portanto, a correta implementação dessas temáticas requer um trabalho conjunto entre escola, professores, estudiosos e movimentos sociais, visando uma educação mais inclusiva e que promova o respeito à diversidade cultural e étnico-racial.