Questões História Educação em História

Analisando o significado da produção do saber histórico na prática docente, consider...

Responda: Analisando o significado da produção do saber histórico na prática docente, considere as proposições abaixo. I. Ensinar história requer um diálogo permanente com diferentes saberes, prod...


Q389793 | História, Educação em História, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Analisando o significado da produção do saber histórico na prática docente, considere as proposições abaixo.

I. Ensinar história requer um diálogo permanente com diferentes saberes, produzidos em diferentes níveis e espaços.

II. O objetivo da história é reconstituir, explicar e compreender seu objeto: a história real, logo, o objeto do conhecimento é o real em movimento, as ações de homens e mulheres em sociedade, ou seja, a experiência humana. Sendo esse movimento contraditório, evidencia manifestações também contraditórias.

III. O real chega até os professores, alunos, pesquisadores por meio de evidências (incompletas, parciais). Do diálogo mediado pelo professor entre as concepções teóricas, os outros saberes e as múltiplas evidências, nasce o conhecimento histórico, limitado, provisório, seletivo e incompleto.

IV. O trabalho com projetos de pesquisas em história propicia a educação para a cidadania. Trata-se de uma metodologia democrática, que parte dos sujeitos, sendo planejada, construída e avaliada pelos próprios sujeitos históricos do processo de ensino: alunos e professores. Estão corretas as proposições

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.