Questões História História Geral

No fim do Século XVIII, era grande a insatisfação com a carestia e a opressão coloni...

Responda: No fim do Século XVIII, era grande a insatisfação com a carestia e a opressão colonial. A isso se somava a simpatia que muitas pessoas demonstravam em relação às lutas pela emancipação do Haiti ...


No fim do Século XVIII, era grande a insatisfação com a carestia e a opressão colonial. A isso se somava a simpatia que muitas pessoas demonstravam em relação às lutas pela emancipação do Haiti (1791-1804) e à Revolução Francesa (1789). Para difundir esta ideia fundou-se a loja maçônica Cavaleiros da Luz.

Em agosto de 1798, alguns conspiradores afixaram em muros e postes da cidade manifestos exortando a população à revolução. Os panfletos pregavam a proclamação da República, a abolição da escravidão, melhores soldos para os militares, promoção de oficiais, liberdade de comércio, etc.

Denunciado por um traidor, o movimento foi esfacelado. Alguns participantes foram presos, outros fugiram e quatro foram condenados à morte: Luís Gonzaga das Virgens, Lucas Dantas de Amorim Torres, João de Deus do Nascimento e Manuel Faustino dos Santos. (adaptado de ARRUDA & PILETTI, p.351)

O texto acima descreve, em parte, a

David Castilho
Por David Castilho em 05/01/2025 12:38:34🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

O texto descreve a Revolta dos Alfaiates, ocorrida em Salvador, Bahia. Esse movimento, também conhecido como Conjuração Baiana, foi uma revolta de caráter popular e igualitário, que buscava a independência da Bahia em relação a Portugal, além de reivindicar melhores condições de vida para a população local. Os participantes da revolta eram em sua maioria negros, mulatos, artesãos e soldados, e suas ideias eram influenciadas pelos ideais iluministas e pelas revoluções ocorridas na época, como a Revolução Francesa e a independência do Haiti.