Questões Direito Previdenciário

Pedro Luís, servidor público estadual concursado, deseja se filiar ao regime geral de ...

Responda: Pedro Luís, servidor público estadual concursado, deseja se filiar ao regime geral de previdência. Assim, entra com requerimento na Secretaria de Administração do Estado pedindo que não seja mai...


Q3913 | Direito Previdenciário, Analista Tributário, Receita Federal, ESAF

Pedro Luís, servidor público estadual concursado, deseja se filiar ao regime geral de previdência. Assim, entra com requerimento na Secretaria de Administração do Estado pedindo que não seja mais descontado o valor da contribuição para o sistema estadual de previdência própria pública decorrente do cargo público efetivo que exerce na repartição estadual. Com relação ao pedido formulado por Pedro Luís, é correto afirmar que:
Usuário
Por Joab Cristovao da silva em 23/10/2012 11:21:33
A alternativa "a" é a correta, pois menciona que pedro "pode" participar como empregado.

A filiação ao regime geral decorre automaticamente do exercício de atividade remunerada para os segurados ogrigatórios.

Ex: Pedro é servidor, logo RPP, mas, se ele também trabalhar num "supermercado" também irá verter contribuição ao RGPS, pois trabalha também em empresa privada.

Se a alternativa citasse: "apenas" como segurado empregado, estaria errada, pois ele pode ser um contribuinte individual, etc.

Todavia ele não pode contribuir como facultativo. IN verbis:

É vedada a filliação ao Regime Geral dna qualidade de facultativo, de pessoa participante de PRRS.

Adelinda Aparecida Del Padre
Por Adelinda Aparecida Del Padre em 11/02/2013 11:56:19
Servidor publico vinculado ao Regime Próprio,conforme o caso, pode ser professor, p.ex., em uma escola particular e assim ser filiado ao Regime Geral sim...
antonio ribeiro sena
Por antonio ribeiro sena em 12/09/2014 17:38:20
resposta correta é a letra b ele não pode participar do RGPS
Usuário
Por Neto lopes filho em 29/10/2014 15:12:45
A constituição veda a participação do já filiado ao RPPS, se filiar tambem ao RGPS. Salvo se não for ainda filiado ao RPPS. Só que a questão informa que ele já ta coberto pelo RPPS.
Resposta letra "B"
Usuário
Por ELTON DO ROZÁRIO DUARTE em 16/12/2014 22:38:56
A letra "a" se vista isoladamente não está errada, porém como o enunciado pede que se analise a questão segundo o que foi relatado e nesse caso a correta é a letra "b"
wesley ribeiro de souza
Por wesley ribeiro de souza em 28/12/2014 13:13:12
Ele não pode participar do RGPS como segurado facultativo . Essa questão deveria ser anulada .

§ 2º Caso o servidor ou o militar venham a exercer, concomitantemente, uma ou mais atividades abrangidas pelo Regime Geral de Previdência Social, tornar-se-ão segurados obrigatórios em relação a essas atividades.
§ 2º É vedada a filiação ao Regime Geral de Previdência Social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência social, salvo na hipótese de afastamento sem vencimento e desde que não permitida, nesta condição, contribuição ao respectivo regime próprio.
Marco Almeida
Por Marco Almeida em 16/04/2015 15:14:21
gente, letra a e c, possuem a mesma ideia, o que diverge é que um é empregado ( ex. professor ) e o outro CI ( um consultor ou até mesmo vendedor de Avon). portanto, se uma estiver certo a outra anularia a questão.
Agora vamos para a prática: todos somos segurados obrigatórios para aquele regime para o qual vertemos contribuições ou somos amparados.
Vide também que:
Art. 12. O servidor civil ocupante de cargo efetivo ou o militar da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, bem como o das respectivas autarquias e fundações, são excluídos do Regime Geral de Previdência Social consubstanciado nesta Lei, desde que amparados por regime próprio de previdência social.
Usuário
Por jeova rodrigues de lima em 28/04/2015 12:06:03
Tanto a alternativa A QUANTO C estão corretas, pois se exercer atividade sujeita ao rgps será filiado obrigatoriamente, vedado como facultativo. Então, questão anulável......quem concorda.....!!??
Usuário
Por jeova rodrigues de lima em 28/04/2015 12:13:21
E mais não pode pedir a emissão da CTC, pois continua vinculado ao ao RPPS.....
SHEINE DE OLIVEIRA marinho
Por SHEINE DE OLIVEIRA marinho em 09/02/2016 11:56:24
olha a constituição não veda servidor se filiar ao RGPS, lembrem dos cargos acumuláveis com observação de compatibilidade de horário, más a administração pública escolheu ser estatutária desde 1994, porém pedro luis pode ser abrangido pelos dois regime, más não renunciar ao regime próprio.
SHEINE DE OLIVEIRA marinho
Por SHEINE DE OLIVEIRA marinho em 09/02/2016 12:06:12
o correto seria a resposta a, pois a filiação como segurado obrigatório do RGPS se da com o exercício de atividade remunerada, pouco importa se pedro luis trabalha na administração pública ou privada, e como fica o servidor comissionado que não é abrangido por regime próprio por não ter em alguns municípios, ele não é segurado obrigatório do RGPS.
SHEINE DE OLIVEIRA marinho
Por SHEINE DE OLIVEIRA marinho em 09/02/2016 12:20:17
ainda cometi um equivoco o servidor não é só em comissão mais também efetivo,eles são segurados obrigatório quando não é abrangido por regime próprio, por não existir em alguns municípios.
SHEINE DE OLIVEIRA marinho
Por SHEINE DE OLIVEIRA marinho em 10/02/2016 09:03:05
ops! outro erro é que a administração pública escolheu o regime estatal em 1990 com a lei 8112/90 e não em 94.
Usuário
Por willer reis abreu em 06/02/2020 10:05:37
Sim, é possível garantir uma segunda aposentadoria, em alguns casos. Um servidor público amparado por RPPS que também exerce outra atividade, pode ser também filiado ao RGPS (deverá contribuir nos dois e gozará dos benefícios de ambos – ex.: duas aposentadorias). É o que diz o RPS (Regulamento da Previdência Social – Decreto 3.048/99):



Decreto 3.048/99, art. 10. O servidor civil ocupante de cargo efetivo ou o militar da União, Estado, Distrito Federal ou Município, bem como o das respectivas autarquias e fundações, são excluídos do Regime Geral de Previdência Social consubstanciado neste Regulamento, desde que amparados por regime próprio de previdência social.

(…)

§ 2º Caso o servidor ou o militar venham a exercer, concomitantemente, uma ou mais atividades abrangidas pelo Regime Geral de Previdência Social, tornar-se-ão segurados obrigatórios em relação a essas atividades.

(…)

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.