Questões Direito Administrativo Contratos Administrativos

Uma lei do município de Manaus - AM estabeleceu que, a partir de 1.o/12/2003, para e...

Responda: Uma lei do município de Manaus - AM estabeleceu que, a partir de 1.o/12/2003, para estacionar veículos em uma determinada área pública do centro da cidade, área esta que atualmente é destinada p...


Q393277 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Defensor Público de 4a Categoria, DPE AM, CESPE CEBRASPE

Uma lei do município de Manaus - AM estabeleceu que, a partir de 1.o/12/2003, para estacionar veículos em uma determinada área pública do centro da cidade, área esta que atualmente é destinada para fins de estacionamento gratuito, os motoristas passariam a ter de pagar aos cofres municipais a quantia de R$ 1,00 por hora.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subseqüentes.

Se o município contratar uma empresa, remunerando-a com recursos públicos, para que ela cobre dos motoristas o preço fixado pela referida lei, esse contrato administrativo não poderá ser caracterizado como concessão de serviço público.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 09/01/2025 23:16:06🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b) Errado

O contrato administrativo firmado entre o município de Manaus e a empresa para cobrança do estacionamento dos motoristas pode ser caracterizado como concessão de serviço público. Isso porque a empresa estará prestando um serviço público em nome do município, mediante remuneração, o que se enquadra no conceito de concessão de serviço público.

A concessão de serviço público é regulamentada pela Lei Federal nº 8.987/1995, que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos. Nesse caso, a empresa estará atuando em nome do poder público, cobrando dos motoristas o valor estabelecido pela lei municipal.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.