Questões Direito Civil Teoria Geral da Responsabilidade Civil

A peça Liberdade, do famoso escultor Lúcio, foi vendida para a Galeria da Vinci pela im...

Responda: A peça Liberdade, do famoso escultor Lúcio, foi vendida para a Galeria da Vinci pela importância de R$ 100.000,00 (cem mil reais). Ele se comprometeu a entregar a obra dez dias após o recebimento d...


Q419050 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Advogado, Ordem dos Advogados do Brasil, FGV

A peça Liberdade, do famoso escultor Lúcio, foi vendida para a Galeria da Vinci pela importância de R$ 100.000,00 (cem mil reais). Ele se comprometeu a entregar a obra dez dias após o recebimento da quantia estabelecida, que foi paga à vista. A galeria organizou, então, uma grande exposição, na qual a principal atração seria a escultura Liberdade. No dia ajustado, quando dirigia seu carro para fazer a entrega, Lúcio avançou o sinal, colidiu com outro veículo, e a obra foi completamente destruída. O anúncio pela galeria de que a peça não seria mais exposta fez com que diversas pessoas exercessem o direito de restituição dos valores pagos a título de ingresso. Sobre os fatos narrados, assinale a afirmativa correta.
David Castilho
Por David Castilho em 05/01/2025 09:18:05🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

De acordo com o Código Civil Brasileiro, em seu artigo 234, a responsabilidade pelo fato do serviço é objetiva, ou seja, independe de culpa. Sendo assim, Lúcio, como prestador de serviço, é responsável pelos danos causados pela destruição da escultura Liberdade, mesmo que tenha sido um acidente.

Dessa forma, a Galeria da Vinci poderá cobrar de Lúcio o equivalente pecuniário da escultura Liberdade, que foi destruída, além do prejuízo decorrente da devolução do valor dos ingressos relativos à exposição que foi cancelada devido à ausência da obra principal.

Portanto, a alternativa correta é a letra b).
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.