Questões Português

No mural do Posto médico, havia o seguinte aviso: “A visita...

Responda: No mural do Posto médico, havia o seguinte aviso: “A visita ao posto de saúde será realizada dia 05 de setembro às 14h. Será assistida uma se...


Q4212 | Português, Assistente de Atendimento, Expresso Cidadão PE, UPENET

No mural do Posto médico, havia o seguinte aviso:

“A visita ao posto de saúde será realizada dia 05 de setembro às 14h. Será assistida uma seção e também será visitada
as salas de atendimento ao público. Informe-se com o diretor.”

O texto apresenta problemas de organização, de língua e de grafia. Em que alternativa o texto foi reescrito
CORRETAMENTE?
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 04/01/2025 17:27:51🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

O texto original apresenta problemas de organização, língua e grafia. Vamos analisar as opções de reescrita:

a) No dia 05 de setembro, às 14h, será realizada uma visita ao posto de saúde, onde será assistida uma seção e também serão visitadas as outras salas do posto. Informe-se com o diretor.
- Nesta opção, a palavra "serão" está no singular, o correto seria "serão visitadas".

b) As 14h, no dia 05 de setembro, será realizada uma visita ao posto de saúde, onde será assistida uma seção e também serão visitadas as outras salas do posto. Informe-se com o diretor.
- Além do erro de concordância em "serão", a preposição "às" está faltando antes de "14h".

c) A visita ao posto de saúde será realizada dia 05 de setembro, às 14h. Os visitantes assistirão à uma seção e também visitarse-á as salas do posto. Informe-se com o diretor.
- Há um erro de concordância em "assistirão à uma seção", o correto seria "assistirão a uma seção".

d) No dia 05 de setembro, às 14h, será realizada uma visita ao posto de saúde. Além de assistirem a uma sessão, os visitantes poderão visitar as outras salas do posto. Informe-se com o diretor.
- Esta opção apresenta a correção dos problemas do texto original, mantendo a clareza e a correção gramatical.

e) A visita ao posto de saúde será realizada no dia 05 de setembro, às 14h. Na ocasião, uma secção será assistida e as demais podem ser visitadas. Se informe com o diretor.
- Há um erro de grafia em "secção", que deve ser escrito como "seção". Além disso, a expressão "Se informe" deve ser escrita como "Informe-se".

Portanto, a alternativa correta é a letra d), que reescreve o texto de forma correta, sem os problemas de organização, língua e grafia presentes no texto original.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.