Questões Direito Civil Transmissão das Obrigações

Assinale a opção correta:

Responda: Assinale a opção correta:


Q422432 | Direito Civil, Transmissão das Obrigações, Juiz Federal Substituto, TRF 2a

Assinale a opção correta:
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 15/01/2025 20:55:00🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

A questão aborda a cessão de crédito, que é a transferência de um direito de crédito de uma pessoa (cedente) para outra (cessionário). Vamos analisar cada alternativa:

a) Errada. A cessão de crédito pode ser celebrada de forma verbal, porém, para ter validade contra terceiros, é recomendável que seja feita por escrito.

b) Correta. De acordo com o artigo 290 do Código Civil Brasileiro, a cessão de crédito por escrito particular deve ser levada a registro no Cartório de Títulos e Documentos para que seja oponível a terceiros.

c) Errada. A validade da cessão de crédito previdenciário não depende de escritura pública, podendo ser realizada por instrumento particular.

d) Errada. A assunção de débito, para ser oponível ao credor, necessita do seu consentimento, independentemente de ser realizada por escritura pública.

e) Errada. As exceções comuns que o devedor tenha para impugnar o crédito cedido não precisam ser comunicadas ao cessionário imediatamente após a notificação da cessão. O devedor pode argui-las a qualquer momento.

Portanto, a alternativa correta é a letra b).
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.