Questões Direitos Humanos

Desde a criação do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (MAIC), em 1906, pre...

Responda: Desde a criação do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (MAIC), em 1906, previa-se na sua estrutura a instituição de um “serviço para catequese e civilização dos índios”. No início do sé...


Q42516 | Direitos Humanos, Indigenista Especializado, FUNAI, ESAF

Desde a criação do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (MAIC), em 1906, previa-se na sua estrutura a instituição de um “serviço para catequese e civilização dos índios”. No início do século XX, em meio à polêmica pública sobre a capacidade (ou não) de evolução dos povos indígenas, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon propôs que se criasse uma agência indigenista do Estado, tendo por agentes delegados especiais. A ação indigenista dessa agência teria as seguintes finalidades, exceto:
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 17/01/2025 05:33:02🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

A ação indigenista proposta por Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon tinha como objetivo principal estabelecer a convivência pacífica com os povos indígenas e agir para garantir a sobrevivência física desses povos. Além disso, a proposta visava fazer com que os índios adotassem gradualmente hábitos "civilizados", influenciando de forma amistosa sobre a vida indígena.

No entanto, a finalidade que não estava de acordo com a proposta de Rondon era a letra a) garantir os direitos originários dos índios às terras que tradicionalmente habitam. Isso porque, na prática, a ação indigenista muitas vezes resultou na expropriação das terras indígenas em benefício de interesses econômicos e de povoamento do interior do Brasil, em detrimento dos direitos territoriais dos povos indígenas.

Portanto, a garantia dos direitos originários dos índios às terras tradicionalmente habitadas não era uma das finalidades da ação indigenista proposta por Rondon.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.