Questões Direitos Humanos

O Decreto nº. 6.861, de setembro de 2009, criou os chamados “territórios etnoeducaciona...

Responda: O Decreto nº. 6.861, de setembro de 2009, criou os chamados “territórios etnoeducacionais” estabelecendo uma nova base administrativa de planejamento e gestão das políticas e ações de educação esco...


Q42521 | Direitos Humanos, Indigenista Especializado, FUNAI, ESAF

O Decreto nº. 6.861, de setembro de 2009, criou os chamados “territórios etnoeducacionais” estabelecendo uma nova base administrativa de planejamento e gestão das políticas e ações de educação escolar indígena no país. Segundo o antropólogo indígena Baniwa, Gersem José dos Santos Luciano, há aspectos relevantes em que os territórios etnoeducacionais revolucionam o campo da cultura política, administrativa e pedagógica, seja reforçando diretamente as lutas históricas dos povos indígenas, seja inovando no campo das políticas de educação escolar indígena. Entre esses aspectos relevantes, não se inclui:
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 12/01/2025 22:10:12🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

O Decreto nº. 6.861, de setembro de 2009, criou os chamados “territórios etnoeducacionais” para a gestão das políticas de educação escolar indígena no Brasil. Segundo o antropólogo indígena Baniwa, Gersem José dos Santos Luciano, os territórios etnoeducacionais trazem aspectos relevantes que revolucionam o campo da cultura política, administrativa e pedagógica, reforçando as lutas históricas dos povos indígenas e inovando nas políticas de educação escolar indígena.

No entanto, dentre os aspectos apresentados na questão, aquele que não se inclui é a alternativa a), que menciona a esperança de atendimento das demandas locais e regionais dos povos indígenas de modo desigual, baseado nas especificidades socioculturais locais.

As demais alternativas apresentam aspectos relevantes dos territórios etnoeducacionais, tais como o reconhecimento da importância da noção de territorialidade indígena, a possibilidade de mudança nos princípios orientadores da administração pública brasileira, o reconhecimento das territorialidades próprias dos povos indígenas e a expectativa de construir uma experiência de participação e controle social indígena mais efetiva.

Portanto, a alternativa correta é a letra a).
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.