Questões Direito Constitucional Controle de Constitucionalidade

Considerando, por mera hipótese, que um deputado federal apresentasse projeto de lei...

Responda: Considerando, por mera hipótese, que um deputado federal apresentasse projeto de lei ordinária dispondo sobre a organização da Defensoria Pública da União (DPU) e que tal proposição, depois de a...


Q431754 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Analista Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

Considerando, por mera hipótese, que um deputado federal apresentasse projeto de lei ordinária dispondo sobre a organização da Defensoria Pública da União (DPU) e que tal proposição, depois de aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, fosse encaminhada à sanção do presidente da República, julgue os itens que se seguem.

Se considerasse o projeto em apreço inconstitucional, o presidente da República poderia vetá-lo, exercendo, nesse caso, controle preventivo de constitucionalidade.

Camila Duarte
Por Camila Duarte em 08/01/2025 21:11:43🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

O presidente da República possui a competência para vetar projetos de lei que considere inconstitucionais, exercendo assim o controle preventivo de constitucionalidade. Esse veto pode ser total, quando o presidente veta todo o projeto, ou parcial, quando veta apenas parte do projeto. Essa é uma forma de garantir que as leis aprovadas pelo Congresso Nacional estejam de acordo com a Constituição Federal.

O controle preventivo de constitucionalidade é realizado antes da promulgação da lei, ou seja, antes de ela entrar em vigor. Já o controle repressivo de constitucionalidade ocorre após a promulgação da lei, quando se questiona a constitucionalidade de uma lei já em vigor.

Portanto, no caso apresentado, o presidente da República poderia vetar o projeto de lei da organização da Defensoria Pública da União se o considerasse inconstitucional.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.