Questões Direito Constitucional Sistema Tributário Nacional

Um determinado Estado brasileiro, famoso pelas lindas paisagens que ornamentam muita...

Responda: Um determinado Estado brasileiro, famoso pelas lindas paisagens que ornamentam muitas de suas cidades, estava passando por severa crise econômica. Decidiu, em razão disso, investir fortemente no...


Q432932 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista PGE, PGE MT, FCC

Um determinado Estado brasileiro, famoso pelas lindas paisagens que ornamentam muitas de suas cidades, estava passando por severa crise econômica. Decidiu, em razão disso, investir fortemente no turismo destas cidades, com a finalidade de atrair pessoas com alto poder aquisitivo e que estivessem predispostas a gastar neste ?Estado paradisíaco?. Paralelamente, com o intuito de evitar a afluência e o tráfego de turistas provenientes de unidades federadas com baixo ou nenhum poder aquisitivo, o governo deste ?Estado paradisíaco? criou uma exação que denominou de ?Taxa Interestadual de Compensação Financeira?, e que tinha o intuito específico de impedir, ou, pelo menos, de reduzir o tráfego de pessoas provenientes de outros Estados sem poder aquisitivo naquelas cidades turísticas do Estado.

De acordo com a Constituição Federal, essa taxa

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 07/01/2025 11:16:03🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

De acordo com a Constituição Federal, a taxa interestadual de compensação financeira criada pelo Estado paradisíaco para impedir ou reduzir o tráfego de pessoas provenientes de outros Estados sem poder aquisitivo nas cidades turísticas seria inconstitucional. Isso porque a Constituição Federal veda a instituição de tributos que visem restringir o tráfego de pessoas ou bens, conforme previsto no artigo 152, inciso V:

"Art. 152. É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino.

V - é vedado instituir impostos sobre:

a) patrimônio, renda ou serviços uns dos outros;

b) templos de qualquer culto;

c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;

d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão."

Portanto, a taxa interestadual de compensação financeira criada pelo Estado para restringir o tráfego de turistas de outros Estados sem poder aquisitivo seria inconstitucional.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.