Questões Direito Sanitário

Doença muito comum no Brasil, causada pela infestação de vermes platelmintos trematódeo...

Responda: Doença muito comum no Brasil, causada pela infestação de vermes platelmintos trematódeos parasitando as veias do fígado e intestino no ser humano. O ciclo de vida desse invertebrado ...


Q43610 | Direito Sanitário, Agente de Saúde ACS, IABAS RJ, BIO RIO

Doença muito comum no Brasil, causada pela infestação de vermes platelmintos trematódeos parasitando as veias do fígado e intestino no ser humano.

O ciclo de vida desse invertebrado passa por um hospedeiro intermediário e por outro definitivo. Inicialmente, o ovo contido nas fezes de uma pessoa contaminada, quando depositado em ambientes aquáticos, se transforma em uma larva aquática ciliada denominada miracídio. Essa larva se instala temporariamente em um tipo específico de caramujo planorbídeo (gênero Biomphalaria), modificando-se em uma larva chamada cercaria.

As cercarias penetram ativamente através da epiderme, quando as pessoas (principalmente os ribeirinhos) usufruem de cursos d’água contaminados. Após a penetração, as larvas atingem a corrente sanguínea, por onde são transportadas até o intestino e fígado, fixando-se aí por meio de ventosas e reproduzindo-se sexuadamente.

O texto refere-se à seguinte doença:
David Castilho
Por David Castilho em 16/01/2025 18:37:20🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

O texto descreve o ciclo de vida do Schistosoma mansoni, parasita causador da esquistossomose, uma doença muito comum no Brasil. A esquistossomose é uma doença parasitária que afeta as veias do fígado e intestino no ser humano, causando sintomas como febre, tosse, dor abdominal, diarreia, entre outros.

O ciclo de vida do Schistosoma mansoni envolve um hospedeiro intermediário, que é o caramujo do gênero Biomphalaria, e um hospedeiro definitivo, que é o ser humano. Os ovos eliminados nas fezes de pessoas infectadas se desenvolvem em larvas aquáticas ciliadas chamadas miracídios, que infectam os caramujos. No caramujo, as larvas se desenvolvem em cercarias, que são liberadas na água e podem penetrar na pele humana durante atividades aquáticas.

Após a penetração na pele, as larvas migram para o fígado e intestino, onde se desenvolvem em vermes adultos e se reproduzem, dando continuidade ao ciclo de infecção. Medidas de saneamento básico e controle do caramujo transmissor são essenciais para prevenir a esquistossomose.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.