Questões Direito Ambiental

Determinada lei federal criou um refúgio de vida silvestre que abrange áreas particular...

Responda: Determinada lei federal criou um refúgio de vida silvestre que abrange áreas particulares repletas de nascentes e lagos. Decorridos seis anos, os proprietários das áreas abrangidas ajuizaram ação d...


Q44639 | Direito Ambiental, Juiz Federal Substituto, TRF 5a, CESPE CEBRASPE

Determinada lei federal criou um refúgio de vida silvestre que abrange áreas particulares repletas de nascentes e lagos. Decorridos seis anos, os proprietários das áreas abrangidas ajuizaram ação de indenização por desapropriação indireta. O poder público apresentou contestação em que alegou prescrição e o descabimento de indenização, uma vez que a criação da unidade de conservação não impôs gravames adicionais além dos que já incidiam por força de leis anteriores, como o Código Florestal. O poder público aduziu, ainda, que não promovera o desapossamento das terras.

Com relação a essa situação hipotética e considerando a legislação de regência e a jurisprudência do STJ, assinale a opção correta.
Usuário
Por DENIS CWB em 07/01/2019 09:48:25
a) pode ocorrer indenização para outras formas de limitações administrativas da propriedade, desde que esvaziem seu conteúdo econômico como por exemplo nas limitações administrativas das faixas de rodovias em área urbana.
b) A existência de APP anteriormente a criação da UC pode alterar o deslinde da ação se,por exemplo, houve pagamento de indenização.
c) correrá
d) segundo o STJ a prescrição ocorre em 20 anos.
e) em regra na API haverá desapropriação e consequente indenização, exceto para monumento natural e refúgio de vida silvestre, que PODEM ser mantidas com o particular.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.