Questões Direito Ambiental

A FUNAI ajuizou ação contra o proprietário de imóvel rural lindeiro ao seu com a intenç...

Responda: A FUNAI ajuizou ação contra o proprietário de imóvel rural lindeiro ao seu com a intenção de ser indenizada pelos danos decorrentes de incêndio iniciado nessa propriedade vizinha, ocasionado pela p...


Q44640 | Direito Ambiental, Juiz Federal Substituto, TRF 5a, CESPE CEBRASPE

A FUNAI ajuizou ação contra o proprietário de imóvel rural lindeiro ao seu com a intenção de ser indenizada pelos danos decorrentes de incêndio iniciado nessa propriedade vizinha, ocasionado pela prática de queimada de palha de cana-de-açúcar. A FUNAI demonstrou que o fogo alcançou instalações de uma fazenda que ela utilizava para proporcionar qualificação em trabalho rural e extrativismo aos indígenas. Por sua vez, o MP, em razão desses fatos, ajuizou ACP em que objetivava a recomposição das áreas de reserva legal e o pagamento de indenização pelo dano ambiental. O réu alegou ilegitimidade passiva porque o fogo fora ateado por arrendatário de sua fazenda e, no mérito, alegou, ainda, ausência de dolo ou culpa de sua parte e que detinha autorização, pelo órgão competente, para efetivar a queimada da palha. 

Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
Usuário
Por DENIS CWB em 10/01/2019 15:28:59
a) Não há previsão de proibição de queimada no Código Florestal, apenas nas legislações estaduais.
b) A responsabilidade do arrendatário e proprietário é solidária.
c) Ações de dano ambiental são sempre objetivas;
d) danos ambientais afetam uma coletividade e se afetam um patrimonio em específico haverá o dano por ricochete, no caso, houve dano à propriedade da União.
e) antigo entendimento do STJ que hoje entende que a expressão "ou" na Lei tem conotação aditiva.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.