Questões Direito Constitucional Partidos Políticos

Os partidos políticos dispõem de autonomia para definir sua estrutura interna, organ...

Responda: Os partidos políticos dispõem de autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais. O pluri...


Q449501 | Direito Constitucional, Partidos Políticos, Recepcionista, Conselho Regional de Técnicos em Radiologia 6a Região RS, Instituto Quadrix

Os partidos políticos dispõem de autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais. O pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana são preceitos orientadores dos partidos políticos, assim como:

I. a proibição de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros.

II. o rito de criação de novos partidos previsto nos códigos civil e penal.

III. a prestação de contas à Justiça Eleitoral.

Integram corretamente o rol de preceitos constitucionais dos partidos políticos o que consta em:

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 03/01/2025 11:21:59🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b) I e III, somente.

Os partidos políticos, de acordo com a Constituição Federal, possuem autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento, bem como para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais. Além disso, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana são preceitos orientadores dos partidos políticos.

No entanto, em relação aos preceitos constitucionais dos partidos políticos, é importante destacar que a proibição de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros (item I) e a prestação de contas à Justiça Eleitoral (item III) estão corretos.

Portanto, a resposta correta é a alternativa b) I e III, somente.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.