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Carmen adquiriu veículo zero quilômetro com dispositivo de segurança denominado airbag ...
Responda: Carmen adquiriu veículo zero quilômetro com dispositivo de segurança denominado airbag do motorista, apenas para o caso de colisões frontais. Cerca de dois meses após a aquisição do bem, o veículo ...
Por Matheus Fernandes em 05/01/2025 11:30:23🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90), a responsabilidade pelo fato do produto é objetiva, ou seja, independe de culpa. No entanto, para que o fabricante seja responsabilizado, é necessário que o produto seja considerado defeituoso.
No caso apresentado, a perícia constatou que a colisão foi traseira e em velocidade inferior à necessária para o acionamento do airbag do motorista, que estava projetado para colisões frontais. Dessa forma, não há como considerar o produto defeituoso, pois o acionamento do airbag não era esperado para esse tipo de colisão.
Portanto, a consumidora não terá direito à indenização por danos materiais e morais, uma vez que o produto não pode ser caracterizado como defeituoso, e o fabricante não tem obrigação de indenizá-la.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90), a responsabilidade pelo fato do produto é objetiva, ou seja, independe de culpa. No entanto, para que o fabricante seja responsabilizado, é necessário que o produto seja considerado defeituoso.
No caso apresentado, a perícia constatou que a colisão foi traseira e em velocidade inferior à necessária para o acionamento do airbag do motorista, que estava projetado para colisões frontais. Dessa forma, não há como considerar o produto defeituoso, pois o acionamento do airbag não era esperado para esse tipo de colisão.
Portanto, a consumidora não terá direito à indenização por danos materiais e morais, uma vez que o produto não pode ser caracterizado como defeituoso, e o fabricante não tem obrigação de indenizá-la.