Questões Direito Previdenciário

Mateus requereu ao órgão regional do INSS a conversão de auxílio-doença em aposentad...

Responda: Mateus requereu ao órgão regional do INSS a conversão de auxílio-doença em aposentadoria por invalidez. O INSS indeferiu o pedido de Mateus por considerar que a doença que o acometera era curáve...


Q45186 | Direito Previdenciário, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

      Mateus requereu ao órgão regional do INSS a conversão de auxílio-doença em aposentadoria por invalidez. O INSS indeferiu o pedido de Mateus por considerar que a doença que o acometera era curável, e que, por isso, ele era suscetível de reabilitação.
 
Acerca dessa situação hipotética e dos recursos nos processos administrativos de competência do INSS, julgue o item que se segue.
 
Caso seja interposto recurso contra a decisão que indeferiu o pedido de Mateus, o órgão regional do INSS que proferiu a decisão não poderá reformá-la, devendo encaminhar o recurso à instância competente.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 30/12/2024 06:45:17🎓 Equipe Gabarite
Para responder a questão, é importante entender o conceito de recurso administrativo. O recurso administrativo é uma forma de revisão de uma decisão administrativa, na qual o interessado solicita que a autoridade superior reveja a decisão proferida.

No caso apresentado, Mateus teve seu pedido de conversão de auxílio-doença em aposentadoria por invalidez indeferido pelo órgão regional do INSS. Se ele decidir interpor um recurso contra essa decisão, o órgão regional do INSS que proferiu a decisão poderá rever sua própria decisão, ou seja, poderá reformá-la, caso entenda que houve algum equívoco ou que a decisão inicial não estava correta.

Portanto, a afirmativa de que o órgão regional do INSS não poderá reformar a decisão e deverá encaminhar o recurso à instância competente está ERRADA.

Gabarito: b) Errado
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.