
Por David Castilho em 05/01/2025 03:50:28🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: e)
O planejamento escolar é uma ferramenta fundamental para garantir a qualidade do ensino e o bom funcionamento da escola. Dentre as funções do planejamento escolar, podemos citar:
a) Explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática. Ou seja, o planejamento escolar deve garantir que as ações dos professores estejam alinhadas com os objetivos da escola e com as demandas da sociedade.
b) Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, através de objetivos, métodos e formas organizativas do ensino. Nesse sentido, o planejamento escolar deve orientar as práticas pedagógicas dos professores, relacionando teoria e prática.
c) Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação. O planejamento escolar visa garantir que as atividades docentes sejam bem estruturadas e planejadas, evitando improvisações.
d) Atualizar o conteúdo do plano sempre que for revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos, adequando-os às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que irão sendo incorporados na experiência cotidiana. O planejamento escolar deve ser dinâmico e estar em constante atualização para acompanhar as mudanças e inovações na área educacional.
Portanto, a alternativa correta, que apresenta uma função que NÃO corresponde ao planejamento escolar, é a letra e) facilitar a preparação de aulas, de forma a manter a unidade dos conteúdos, com vistas à formação de turmas homogêneas, possibilitando a exclusão de alunos que não acompanhem as aulas propostas. O planejamento escolar não deve excluir alunos, mas sim buscar estratégias para garantir a inclusão e o aprendizado de todos.
O planejamento escolar é uma ferramenta fundamental para garantir a qualidade do ensino e o bom funcionamento da escola. Dentre as funções do planejamento escolar, podemos citar:
a) Explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática. Ou seja, o planejamento escolar deve garantir que as ações dos professores estejam alinhadas com os objetivos da escola e com as demandas da sociedade.
b) Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, através de objetivos, métodos e formas organizativas do ensino. Nesse sentido, o planejamento escolar deve orientar as práticas pedagógicas dos professores, relacionando teoria e prática.
c) Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação. O planejamento escolar visa garantir que as atividades docentes sejam bem estruturadas e planejadas, evitando improvisações.
d) Atualizar o conteúdo do plano sempre que for revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos, adequando-os às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que irão sendo incorporados na experiência cotidiana. O planejamento escolar deve ser dinâmico e estar em constante atualização para acompanhar as mudanças e inovações na área educacional.
Portanto, a alternativa correta, que apresenta uma função que NÃO corresponde ao planejamento escolar, é a letra e) facilitar a preparação de aulas, de forma a manter a unidade dos conteúdos, com vistas à formação de turmas homogêneas, possibilitando a exclusão de alunos que não acompanhem as aulas propostas. O planejamento escolar não deve excluir alunos, mas sim buscar estratégias para garantir a inclusão e o aprendizado de todos.