Questões Direito Penal Lei de Execução Penal LEP

No que concerne à parte geral do Código Penal, aos princípios processuais penais e à...

Responda: No que concerne à parte geral do Código Penal, aos princípios processuais penais e à efetiva aplicação da legislação especial, julgue os itens a seguir. Considere a seguinte situação h...


Q459586 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Agente de Polícia Civil, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

No que concerne à parte geral do Código Penal, aos princípios processuais penais e à efetiva aplicação da legislação especial, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética. Célio, penalmente imputável, praticou um crime para o qual a lei comina pena de detenção de 6 meses a 2 anos e multa e, após a sentença penal condenatória recorrível, nova lei foi editada, impondo para a mesma conduta a pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Nessa situação, a nova legislação não poderá ser aplicada em decorrência do princípio da irretroatividade da lei mais severa.

Usuário
Por EDUARDO LUZ em 23/08/2021 08:35:00
Não concordo, lei penal mais grave ñ retroage para agravar a pena imposta ao acusado
Usuário
Por Mazoel da nobrega leitao em 01/10/2023 21:16:43
o gabarito esta errado
Usuário
Por SAMELA BORBA em 03/10/2023 10:52:17
gabarito esta errado, a lei so retroage para beneficiar o reu
Usuário
Por RICARDO BARBOSA LIMA CALAZANS em 13/11/2023 11:51:55
Certo. O princípio da irretroatividade da lei mais severa estabelece que uma lei mais gravosa não pode retroagir para atingir fatos anteriores à sua vigência. Portanto, no caso apresentado, Célio não pode ser penalizado pela nova lei mais severa após a sentença penal condenatória recorrível.

Assim, a legislação vigente no momento da prática do crime é a que deve ser aplicada, e a retroatividade de lei mais severa para prejudicar o réu é vedada pelo ordenamento jurídico.
Usuário
Por RICARDO BARBOSA LIMA CALAZANS em 26/11/2023 19:39:52
CERTO

O princípio da irretroatividade da lei mais severa estabelece que uma nova lei penal mais gravosa não pode retroagir para atingir fatos ocorridos antes de sua vigência, quando já existe uma sentença penal condenatória. Portanto, na situação descrita, a nova legislação mais rigorosa não pode ser aplicada a Célio, pois isso violaria o princípio mencionado.

Usuário
Por Alan Mallmann em 16/04/2024 16:15:55
"Nessa situação, a nova legislação não poderá ser aplicada em decorrência do princípio da irretroatividade da lei mais severa."
Errei a questão por desatenção. Reparemos que o termo utilizado foi "princípio da irretroatividade" da lei mais severa. Ou seja, está dizendo justamente que a lei mais severa não retroage. Gabarito: Certo
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.