Questões Direito Penal Crimes Contra a Incolumidade Pública

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma as...

Responda: Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base no direito penal. A PM foi acionada para solucionar confusão praticada por gang...


Q463993 | Direito Penal, Crimes Contra a Incolumidade Pública, Policial Militar, Polícia Militar DF, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base no direito penal. A PM foi acionada para solucionar confusão praticada por gangues em determinada área de Brasília. Ao avistar a viatura policial, um dos participantes, para evitar a atuação da polícia, ateou fogo em ônibus de transporte urbano que passava pelo local. Nessa situação, referido participante responderá pelo crime de incêndio qualificado — além de outros delitos que tenha praticado ou que venham a resultar da ação incendiária —, cujo elemento subjetivo é o dolo de perigo, ou seja, a vontade livre e consciente de produzir risco de dano à incolumidade pública.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 16/01/2025 22:25:36🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

Nessa situação, o participante que ateou fogo no ônibus de transporte urbano para evitar a atuação da polícia responderá pelo crime de incêndio qualificado, conforme previsto no artigo 250, § 1º, II do Código Penal.

O crime de incêndio qualificado é caracterizado quando o agente pratica o incêndio em veículo automotor, como é o caso do ônibus, e o elemento subjetivo é o dolo, ou seja, a vontade consciente de produzir o resultado, que neste caso é o incêndio do veículo.

Além disso, a ação de atear fogo no ônibus com o intuito de evitar a atuação da polícia demonstra o dolo de perigo, pois o agente tinha a intenção de criar um risco de dano à incolumidade pública, o que agrava a conduta criminosa.

Portanto, a assertiva está correta ao afirmar que o participante responderá pelo crime de incêndio qualificado, além de outros delitos que tenha praticado ou que venham a resultar da ação incendiária.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.