Questões Direito Previdenciário Pensão por morte

João, casado com Sônia, é beneficiário da previdência social na condição de segurado...

Responda: João, casado com Sônia, é beneficiário da previdência social na condição de segurado. João tem um filho, José, com vinte anos de idade, de união anterior; um irmão inválido, chamado Mário, com 2...


Q465574 | Direito Previdenciário, Pensão por morte, Técnico Previdenciário, INSS, CESPE CEBRASPE

João, casado com Sônia, é beneficiário da previdência social na condição de segurado. João tem um filho, José, com vinte anos de idade, de união anterior; um irmão inválido, chamado Mário, com 23 anos de idade; e um menor sob sua tutela, Luís, com seis anos de idade. Sônia tem um filho, Pedro, com 20 anos de idade, de pai falecido. Em comum, João e Sônia têm dois filhos: Josué, com cinco anos de idade, e Paulo, com dezenove anos de idade, que é inválido. Mário, Luís e Pedro não possuem bens suficientes para seu sustento e educação.

Com base nessa situação hipotética e considerando o plano de benefícios da previdência social, julgue os itens de 84 a 88.

Na hipótese de falecimento de João, caso José, após tornar-se pensionista, contraia matrimônio, sua cota de pensão reverterá em favor dos demais pensionistas.

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 09/01/2025 00:33:51🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b) Errado

De acordo com o plano de benefícios da previdência social, a pensão por morte é um benefício concedido aos dependentes do segurado falecido. No caso apresentado, José, filho de João, teria direito a receber pensão por morte após o falecimento de seu pai. No entanto, ao contrair matrimônio, José não perde o direito à pensão, pois o casamento não é motivo para a cessação do benefício previdenciário.

Portanto, a cota de pensão de José não reverte em favor dos demais pensionistas, permanecendo com ele enquanto preencher os requisitos para recebê-la.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.