Questões Odontologia Odontologia Pré Clínica

Os vasoconstritores, fármacos que contraem os vasos sanguíneos e, portanto, controlam a...

Responda: Os vasoconstritores, fármacos que contraem os vasos sanguíneos e, portanto, controlam a perfusão tecidual, são adicionados às soluções anestésicas locais para equilibrar as ações vasodilatadoras in...


Q46753 | Odontologia, Odontologia Pré Clínica, Cirurgião Dentista, HOB, CONSULPLAN

Os vasoconstritores, fármacos que contraem os vasos sanguíneos e, portanto, controlam a perfusão tecidual, são adicionados às soluções anestésicas locais para equilibrar as ações vasodilatadoras intrínsecas dos anestésicos locais. Analise as afirmativas em relação à dose máxima dos vasoconstritores recomendada por Stanley Malamed a pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV, segundo a Sociedade Americana de Anestesiologistas).
 
I. A dose máxima recomendada de adrenalina na concentração de 1:200.000 em pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV) é de quatro tubetes.
II.   A dose máxima recomendada de noradrenalina em pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV) é de, aproximadamente, 10 ml de uma solução de 1:30.000.
III.  A dose máxima recomendada de felipressina em pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV) é de 9 ml de 0,03 UI/ml.
IV.  A dose máxima recomendada de fenilefrina em pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV) é de 6 ml de uma solução de 1:2.500.
 
Estão corretas apenas as afirmativas 
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 10/01/2025 10:07:55🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

Os vasoconstritores são adicionados às soluções anestésicas locais para equilibrar as ações vasodilatadoras intrínsecas dos anestésicos locais. No entanto, é importante ter atenção à dose máxima recomendada desses vasoconstritores, especialmente em pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV).

Analisando as afirmativas em relação à dose máxima dos vasoconstritores recomendada por Stanley Malamed a pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa, temos:

I. A dose máxima recomendada de adrenalina na concentração de 1:200.000 em pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV) é de quatro tubetes. Essa afirmativa está correta.

II. A dose máxima recomendada de noradrenalina em pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV) é de, aproximadamente, 10 ml de uma solução de 1:30.000. Essa afirmativa está incorreta, pois a noradrenalina não é comumente utilizada como vasoconstritor em anestesia local.

III. A dose máxima recomendada de felipressina em pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV) é de 9 ml de 0,03 UI/ml. Essa afirmativa está correta.

IV. A dose máxima recomendada de fenilefrina em pacientes com doença cardiovascular clinicamente significativa (ASA III ou IV) é de 6 ml de uma solução de 1:2.500. Essa afirmativa está incorreta, pois a dose máxima recomendada de fenilefrina costuma ser menor.

Portanto, as afirmativas corretas são I e III, o que corresponde à alternativa b).
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.