Questões Conhecimentos Específicos

O indivíduo que, para se defender, mata o cão feroz de seu vizinho

Responda: O indivíduo que, para se defender, mata o cão feroz de seu vizinho


Q4726 | Conhecimentos Específicos, Investigador Policial, Polícia Civil SP

O indivíduo que, para se defender, mata o cão feroz de seu vizinho
Usuário
Por emerson leite em 06/04/2013 20:35:47
No estado de necessidade há conflito entre vários bens jurídicos diante de uma situação de perigo, que não pode ser prevista, em que o perigo decorre de comportamento humano, animal ou ainda por evento da natureza. Deste modo, o perigo não tem destinatário certo e os interesses em conflito são legítimos. Encontra previsão legal no artigo 23, I, do Código Penal[ 1 ], sendo exemplificado no artigo 24 [ 2 ] do mesmo Código. Portanto, o estado de necessidade exclui o caráter antijurídico de uma conduta criminosa.

Já na legítima defesa, há ameaça ou ataque por pessoa imputável, a um bem jurídico, podendo este ser de outrem. Trata-se, portanto, de agressão humana, que possui destinatário certo e os interesses do agressor são ilegítimos. Tem como requisito subjetivo o conhecimento da situação de fato justificante e como requisitos objetivos a proteção de direito próprio ou alheio, uso moderado dos meios necessários (não adiantando encontrar o meio necessário e sim usá-lo moderadamente, ou se
Usuário
Por henrique bellinati em 12/04/2014 06:11:45
Creio ter entendido, é estado e necessidade sim, pois não a mençâo da vontade do vizinho. se na questão estivesse dito que o cachorro foi atiçado pelo vizinho, seria legitima defesa. porem como diz apenas que ele matou o cão feroz para se defender,então é estado e necessidade pois inexiste a injusta agressão. O codigo penal diz: animais não agridem, apenas atacam. Somente o ser humano possue consciencia juridica.
Usuário
Por Diego Souza em 02/03/2017 18:39:28
Depende... A questão não fala se o cão escapou e o atacou sozinho, ou se o dono o atiçou para o ataque.

Considerando que o cão o tenha atacado sozinho, será considerado Estado de Necessidade.

Caso seu dono o tenha atiçado e provocado o ataque, será considerado Legítima Defesa
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.